Ou em português, WandaVisão
--------------------------------------
CONTÉM SPOILERS
--------------------------------------
No geral a série não é ruim e nem boa. É bem média, na verdade.
A Marvel prometeu um estilo diferente e no geral isso foi entregue. Então quanto a isso não tenho o que falar. Foi entregue o prometido.
O problema é o roteiro que se preocupa demais com umas coisas e esquece de outras, quando poderia ser equilibrado.
Então vamos por partes. A primeira é justamente a falta de surpresa. Para quem lê HQ a surpresa é zero. A Aghata aparece logo no primeiro episódio e está na cara que ela é a vilã.
Então faltou cuidado nessa parte. Uma adaptação não é igual HQ, isso é óbvio. Mas um roteiro inteligente é aquele que surpreende quem não é fã e quem já é fã. E nessa parte deixou a desejar.
Seguindo... Os três primeiros episódios é assim, se você gosta de Chaves e Chapolin, vai adorar eles...
Claro que os episódios tem sentido mas esses três é isso. Então se você começar a ver a série assista no mínimo até o episódio 04 para só depois dizer que não gostou :)
--> “Fóton” <--
Quem assistiu a Capitã Marvel ou conhece a história dela nas HQs sabe que a primeira capitã foi a Mônica. No UCM alteraram isso e tal.
Na série usaram mais referência a isso. Sua mãe que faz analogia ao primeiro Capitão Marvel morre de câncer. Igual na HQ.
--------------------------------------
A HQ A Morte do Capitão Marvel não é muito boa e nem ótima, é muito ótima. Essa HQ é uma obra prima e recomendo a leitura. Não há necessidade de muita bagagem para entender e nem é de pancadaria. É leitura antiga por isso é o estilo da época mas a mensagem ali é ótima. Enfim, fica a recomendação.
--------------------------------------
--> Visão <--
Vi em diversos lugares geral elogiando o ator. Realmente foi boa atuação e merece. Mas não vejo isso como ponto positivo da série, mas sim como ponto negativo do UCM.
No UCM o Visão, que é um baita personagem, foi multo mal aproveitado. Mal teve cenas e nem batalhas. Por isso qualquer atuação mais voltada para ele já fica nisso.
Então sim, o ator merece todos os elogios, mas ele não fez nada além do normal. Problema foi o UCM que “censurou” o personagem.
--> Vilões <--
Um ponto fraco na série. Fizeram vilões completamente genéricos. Sem motivação nenhuma, o clássico “sou mal e vou dominar o mundo hihihahaha”.
Em nenhum filme e série da Marvel e DC vi vilões tão rasos.
A Aghata nada sobre ela foi explorado, seu passado, sua motivação, nada. E é simples resolver isso, bastava ter trocado o nome da personagem. Podia estar com um nome disfarçado e no final se revelaria Aghata.
O diretor Tyler, também. Foi sem nexo. Qual motivação dele? Porque foi preso? Ele não fez nada demais. Tudo o que ele fez ele tinha autorização. E tentar matar a Wanda também é de sua autoridade e tentar salvar o mundo.
Ele podia ser o típico oficial superior que só atrapalha com arrogância e teimosia e no final descobrisse quem é a verdadeira vilã e pronto, reconhecesse.
Mas não, foi o típico oficial assim no início e depois do nada vilão e depois preso por cumprir seu dever, ainda que equivocadamente.
--> Dramatização <--
A Marvel realmente não sabe fazer isso. Parece que ela tem medo de colocar morte, tensão, tristeza.
Quando Pietro morreu ela quebrou o clima com piada. Quando Asgard estava sendo destruída ela quebrou o clima com piada. E aqui a dramatização não foi diferente.
Na HQ, os filhos da Wanda são o principal motivo de sua loucura. Somando isso a outras perdas e “traições”. Foi basicamente isso que causou a morte de vários Vingadores e Mutantes. Foram anos de preparação desses arcos.
E sim, não espero que anos de histórias sejam adaptados a série e/ou filme. Porém a morte dos filhos foi mamão com açúcar.
Até parece que ela simplesmente ia sacrificar eles assim de boa e vida que segue. Nunca, ainda mais uma mãe fazer isso. Havia diversas outras maneiras deles desaparecerem, poderia até mesmo ser pelas mãos da Aghata, já que na HQ ela teve grande participação nesse parte.
Aghata é imortal nas HQs. Mesmo que seu corpo seja morto ela sobrevive em forma astral. Poderiam ter usado esse potencial na personagem, já que a pouparam porque se quiserem reutilizá-la, poderão.
Mas porque deram um fim tão simples pra ela bem diferente de uma morte e reencarnação? Porque causa da dramatização, o mamão com açúcar.
Não é só questão de ser leve para família. É questão de coerência e de surpreender.
Outra coisa é a Wanda escravizar e torturar dezenas de pessoas e tudo de boa. No final ninguém se preocupa em prendê-la, nem sequer pegar um depoimento, nem falar pra passar por psiquiatra ou psicologo..
É assim: "ah você escravizou e torturou dezenas? De boa. Vai com Deus, te amo viu"
Enquanto que o Tyler queria acabar com a Wanda porque naquele momento ela era uma ameaça mundial. Ele seguiu as autorizações dele, não feriu ninguém, não fez nada demais e foi preso.
Ué, que inversão de valores é essa? Que inversão de pena é essa?
São coisas que os roteiristas se perderam
Pontos legais da série são a evolução da Wanda em se tornar a Feiticeira Escarlate. A Mônica finalmente se tornar a Fóton ou Espectro.
Easter Eggs com Mércúrio dos X-Men, com uniformes clássicos, com bons arcos das HQs (tipo A busca pelo Visão)
--------------------------------------
E como falei no começo, a série não é ruim, é mediana. Vale a pena gastar os minutos assistindo.
Bem, é isso :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário