Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de junho de 2021

Análise - Série: Raio Negro

1ª, 2ª e 3ª temporadas assistidas.

------------------------------------

CONTÉM SPOILERS (eu acho)

------------------------------------

A série não é ruim mas também não é boa. Ela serve apenas para entreter. Uma clássica série de super herói básica, sem muito conteúdo.

A série é tipo Luke Cage (para quem assistiu), uma cidade pobre, de negros, que não dão a mínima. Até por isso são usados para experimentos.

Podiam ter usado tanta coisa contra o preconceito. tanta crítica social e não o fizeram. Até tem algumas citações e tal mas nada muito aprofundado.

A série é repetitiva e cansativa. É o mesmo vilão nas 3 temporadas. Personagens "morrem" e "ressurgem". Não troca de elenco, não se conclui nada.

A série passou a fazer parte do Arrowverso e um mal disso é o excesso de dramatização que aprece que precisa ter em todo episódio e as vezes em toda cena.

É muito "aconteceu isso não vou contar pra ninguém", "menti pra te proteger", "não contei pra te proteger", só para criar barriga e a série se arrastar. Coisas simples que podiam ser resolvidas rápido. Na realidade algumas coisas nem eram problema como o fato do "meu poder aumentou mas não vou contar pro meu pai Raio Negro", tipo, não tem motivo disso.

No meio da terceira temporada acontece a Crise Nas Infinitas Terras. E após isso ficou claro que não souberam trabalhar com a junção do Arrowverso.

A ASA monitorava tudo, qualquer energia, poder, suspeita, tudo. Dai vem a onda de anti-matéria e a desculpa pra isso ser ignorado é "tenho coisas mais importantes pra me preocupar do que com a qualidade do ar". Nada a ver.

A história base é que apenas em Freeland havia metas, ou a maior parte deles, devido a experiência da droga Luz Verde. E por isso os cientistas capazes de estabilizá-los também estão lá. Por isso toda briga e guerra.

Mas depois da Crise tudo mudou, o mundo passou a ter mais metas, aliens, vigilantes, mais cientistas... E isso foi deixado pra escanteio mantendo a narrativa de que "só aqui tem os metas e os cientistas".

Isso faria sentido se a Crise tivesse acontecido no fim da temporada e não no meio dela.


O vilão Coveiro tinha potencial para muita coisa. Pena que esse vilão só foi aparecer no fim da última temporada. Justamente porque dedicaram mais da metade da temporada ao Tobias novamente. E se não fosse cancelada ele estaria na 4ª temporada novamente...

Esse vilão é aquele clássico "idéia certa mas do jeito errado". Na própria temporada é dito "ele não está totalmente certo mas não está totalmente errado".

Não souberam aproveitar o personagem. A temporada inteira devia ser dele. Podiam ter criado diversas narrativas sobre o ponto de vista dele. Diversos argumentos. Fazer o expectador pensar e se decidir quem é o lado certo.

------------------------------------

Em todo caso, quem quiser assistir, assista. Não me arrependi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário