Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Filme – BlackBerry

------------------------------

CONTÉM SPOILERS

------------------------------

Gostei muito do filme, apesar de ser simples. Aliás ser simples é o que fez ele bom. Sem muitas reviravoltas, humor na dosagem certa. Narrativa simples e objetiva.

Esse filme era para ser estilo documentário, contando a história da empresa RIM (Research In Motion), do início, meio e fim. Ascensão e queda.

E o filme cumpre o papel, ele prioriza uma narrativa linear, mostrando a empresa. Pontos chave da história da mesma. Sem se preocupar com tramas secundárias ou com desenvolvimento de personagens.

O filme mostra dois amigos gênios, com uma grande idéia, mas não conseguem vendê-la, inclusive são até enganados. Justamente por não saberem sobre como é o mercado de trabalho. Daí depois conhecem e são convencidos por um pilantra que entende do assunto.

E aí desenrola tudo, conseguem vender o produto e começa a ascensão.

Boa parte do filme é só ascensão, ou seja, mostra o CEO Lazaridis tendo idéias inovadoras uma atrás da outra.

Só que aí começam as mudanças e os problemas. O que era comum na época, por exemplo um momento de amigos como a tarde do filme, já não pode ter mais.

Companheiros começam a ser tratados como funcionários.

Há estresse, brigas, desentendimentos e mágoas.

Tudo isso ocorre quando a empresa deixa de ser pequena e passa a crescer. Com as pressões do mercado ela precisa de tecnologia, afinal precisa sempre estar inovando, então não pode se acomodar.

Na real, digo que é estilo documentário, justamente por contar essa história, história da empresa que se você quiser acha fácil no google.

Os personagens são legais, te passam emoção, você entende a personalidade deles, jeito deles, falha deles. Apesar de poucos explorados, já é o suficiente. Dosagem certa.

O filme nos mostra, nos faz lembrar, como era a década de 1996 à 2007, por exemplo. Toda a evolução, seja tecnologia ou forma de trabalho.

Mostra que há gênios que não conseguem vender seu produto por terem aquele jeito nerd e submisso. Que há empresas que realmente começam com diversão e depois precisam amadurecer.


No final das contas o filme nos passa lições.

É um filme sobre um empresa, ok. Mas a empresa são as pessoas. Então até podemos dizer que o filme é sobre pessoas, sobre nós.

Mostra que:

- Precisamos de pulso firme para defender nossas idéias.

- Precisamos de decisão e esforço para desenvolver, implantar e manter nossas idéias.

- Podemos começar de um jeito, mas precisamos amadurecer.

- Não esquecer de quem nos apoiou. E de quem sempre esteve conosco.

- Não é o mundo que se molda / adapta a nós, somos nós que nos moldamos / adaptamos ao mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário