Como dito na parte 01, o objetivo aqui é falar um pouco sobre todas elas por isso toda franquia CDZ está englobada. É um tópico mais de curiosidade já que a maioria são fillers ou spin offs, o que significa que há pouca ou nenhuma explicação sobre as mesmas.
A parte explicativa oficial está no tópico "Cronologia Universo CDZ".
CDZ - Armaduras / Trajes - Parte 01
CDZ - Armaduras / Trajes - Parte 02
CDZ - Armaduras / Trajes - Parte 03
CDZ - Armaduras / Trajes - Parte 04
CDZ - Armaduras / Trajes - Parte 05
E nesta parte aqui o objetivo é mostrar a evolução e/ou versões diferentes de algumas armaduras. Mais famosas é claro.
Mostrarei brevemente as armaduras dos demais protagonistas. Não estou aqui para colocar uma ordem de armadura como "versão 10, versão 20..." porque cada obra e/ou desenhista possui sua versão 01.
Dito isso, vamos lá.
--> Evolução das Armaduras <--
Mostrarei brevemente a evolução pelas quais as armaduras dos protagonistas passaram.
Uma diferença entre as duas obras (Anime e Manga) é a quantidade de mudanças nas armaduras, no anime ela muda apenas 3 vezes que é quando ela realmente sobe de nível (bronze – sangue dos dourados – sangue de Athena). Tudo bem que a partir dos consertos ela fica mais forte, mais resistente, mas ainda continua sendo bronze e até porque a mesma já cobre bastante parte do corpo. Já no mangá, a cada conserto ela mudava de forma, aumentava seu nível de proteção.
Outra diferença é que no anime as armaduras se vestiam sozinhas já no mangá eles são vestidas como se fossem roupas, que mais pra frente isso vai se perdendo e acaba ficando igual o anime.
Shun de Andrômeda
Versão 01 (Anime) / Versão 01 (Mangá)
Aqui, a diferença de uma obra pra outra segue o mesmo padrão, a armadura do anime com o fator de proteção alto. Esta versão como podem ver, protege quase o corpo todo, o elmo se torna capacete e protege toda a cabeça, as ombreiras cobrem parte do braço e protegem bem a região do ombro, o peitoral cobre todo o abdômen, as pernas estão quase todas cobertas, o problema aí é a cintura que não tem proteção nenhuma.
Já no mangá é bem diferente, quase não protege nada, elmo, ombreiras, pernas, peito.
Versão 02 (Anime) / Versão 02 (Mangá)
Essa armadura é a versão pós 12 casas, onde foi revivida com o sangue dos cavaleiros de ouro, ela possui a propriedade de ficar dourada, se assemelhando em poder / defesa a uma dourada legítima, devido ao sangue impresso na mesma. Nas duas versões ambas se modificaram bem e ficaram bem parecidas.
No anime a cabeça, as pernas e o abdômen ficaram mais desprotegidos, sendo que a mudança mais radical foi o capacete que se tornou uma tiara.
Já no mangá ela mudou pra melhor, aumentou a proteção. A cabeça ainda permaneceu com uma tiara, mas dessa vez de forma melhor trabalhada no design. As pernas onde só tinham o joelhos protegidos agora são os joelhos, pés e canelas. O peitoral agora é quase todo coberto e as ombreiras modificaram radicalmente cobrindo boa parte do braço. O pescoço passou a ser protegido por uma gola.
Versão 03 (Anime) / Versão 03 (mangá)
Esta é a versão pós Hades – Santuário. Tem a habilidade de ser imune a barreiras impostas por deuses já que nela continha o sangue divino.
Em ambas as obras quase não houve mudança, as que mais se destacam é o formato da tiara que agora possui um design mais ornamental e as pernas que aumentaram a proteção, unindo tudo dos pés até a coxa.
Versão 04 (Anime) / Versão 04 (Mangá)
A versão divina, surge por causa do sangue de Athena contida na mesma, como podem reparar em fator proteção ela cobre praticamente o corpo todo. Rica em detalhes, tanto no anime quanto no mangá, a diferença entre as obras é a colorização, enquanto no mangá Kurumada a fez dourada, no anime ela mescla o rosa com o dourado. Nunca foi demonstrado nada mas alguns dizem que aquela parte de trás são asas outros dizem que representam o cabelo de Andrômeda.
Omega – Versão 01 (Anime)
Nessa versão, apesar de ter sido feita para o padrão Omega podemos reparar que ela não difere muito da versão 3 a não ser a mudança de cor que agora possui detalhes mais escuros, quase negros.
Versão 02
Pela primeira vez nos foi apresentado uma ombreira com design diferente, já que com exceção da versão 1 (mangá), todas as outras sempre mantinham a mesma em formato oval.
O design da armadura é totalmente diferente em todas as áreas. Fator de proteção é alto, cobrindo boa parte do corpo, com exceção da cabeça que ainda continua uma tiara. Há diversos prismas esverdeados na armadura, assim como as pontas de suas correntes são feitas desses mesmos prismas.
Lenda do Santuário (filme em CG)
Nova versão de CDZ, desta vez em computação gráfica. A armadura inicial já começa bem evoluída, se compararmos com o mangá clássico, porém ainda sim não cobre todo o corpo, deixando o abdômen e coxas bem desprotegidos. Um diferencial é a parte da cabeça, todas as versões até o momento sempre tiveram pouca proteção nessa área, mas esta protege ele todo, inclusive o rosto. Possui bastante detalhes e muitos deles na cor esverdeada, cor utilizada na versão 02 do Omega.
Knights of the Zodiac (Netflix)
Nessa versão ela é bem próxima V1 do anime. As pernas são peças únicas e cobrem quase todo o membro. Braços, ombreiras e elmo são bem semelhantes. O que muda aqui é que o peitoral não se une com o cinturão.
Armadura Negra
Aqui nada demais a falar, a armadura é a mesma coisa que a original só que na versão negra.
Outras armaduras usadas pelo cavaleiro de Andrômeda
Virgem
Shiryu de Dragão
Versão 01 (Mangá) / Versão 01 (Anime)
Aqui, a diferença de uma obra pra outra segue o mesmo padrão, a armadura do anime com o fator de proteção alto. Esta versão como podem ver, protege quase o corpo todo, o elmo se tornou capacete, protegendo toda a cabeça, as ombreiras cobrem parte do braço e protegem bem a região do ombro. O peito e as pernas estão quase todas cobertas, o problema aí é o abdômen que fica desprotegido.
Já no mangá é um pouco diferente, apesar das versões 01 terem baixo fator de proteção, esta em especificamente é a mais completa. A parte superior é bem protegida (peito e cintura grandes, ombreiras e braços), já a cabeça e pernas continuam bem desprotegidas.
Versão 02 (Mangá)
Esta é a versão consertada por Mu após a Guerra Galáctica. As mudanças aqui não são lá grandes coisas como foi o caso do Pégaso, apesar da armadura como um todo ganhar um novo estilo, o design padrão foi mantido, as mudanças que mais se destacam são o alongamento do peito pra barriga, em compensação a cintura diminui um pouco e ela também passa a ter os bigode de dragão, e a perna ganha uma tornozeleira.
Versão 03 (Mangá) / Versão 02 (Anime)
Essa armadura é a versão pós 12 casas, onde foi revivida com o sangue dos cavaleiros de ouro, ela possui a propriedade de ficar dourada, se assemelhando em poder / defesa a uma dourada legítima, devido ao sangue impresso na mesma.
No mangá ela continua sofrendo poucas alterações notáveis. A parte superior continua bem protegida e na parte inferior, ganha caneleiras.
No anime é o caso inverso, ela passou a ser menor, o elmo agora não é mais capacete, as pernas agora tem várias brechas, a cintura ficou apenas uma linha ao invés daquela saia, o peito também diminuiu um pouco. As garras que ficavam nas laterais das ombreiras agora acompanham o mangá desde a versão 01 (vindo de trás).
Versão 04 (Mangá) / Versão 03 (Anime)
Esta é a versão pós Hades – Santuário. O fator de proteção aumentou. No mangá as pernas ficaram unidas entre tornozeleira, caneleira e joelheira. A cintura ficou maior, simulando uma “mini saia”. O peitoral e ombreiras ficaram mais ornamentais. O braço direito agora possui o rosto de um dragão.
No anime aconteceu a mesma coisa, ambas ficaram bem parecidas.
Versão 05 (Mangá) / Versão 04 (Anime)
A versão divina, surge por causa do sangue de Athena contida na mesma, como podem reparar em fator proteção ela cobre praticamente o corpo todo. Rica em detalhes, tanto no anime quanto no mangá, a diferença entre as obras é a colorização, enquanto no mangá Kurumada a fez dourada, no anime ela mescla o verde com o dourado.
Omega - Versão 01
Aqui a toei nos apresenta Ryuho, filho e sucessor de Shiryu. Com design totalmente novo essa versão cobre quase o todo o corpo. Com formato mais justo e sem muitas divisórias entre as partes faz com que se assemelhe a uma roupa.
Nesta versão a armadura agora tem uma Gola que protege melhor o pescoço do cavaleiro, o peito é totalmente protegido, e o cinto parece uma “mini saia”, a cabeça continua sendo uma tiara. As ombreiras perderam as garras e os braços e pernas estão quase todos protegidos, sem quase nenhum detalhe além dos poucos prismas.
Versão 02
Formato totalmente novo para o padrão Omega. Agora ela voltou ao estilo clássico.
Bem mais adornada com primas azulados, porém ainda mantendo alto grau de proteção. As ombreiras continuam sem a tradicional garra. O braço direito voltou a ter o rosto do dragão e o escudo no braço esquerdo deixou de ser redondo para ser pontiagudo e dele sai um chicote.
Versão 03
É a versão divina, estilo Omega. O fator proteção é praticamente nível máximo. O braço direito ficou com um rosto de dragão maior, assim como o escudo no braço esquerdo que aumentou exponencialmente. A cintura ficou maior. O peitoral ganhou um prisma diferente, com a imagem de um dragão. As ombreiras voltaram a ganhar garras, mas no estilo anime clássico versão 01. E pra completar foi adicionado asas.
Lenda do Santuário (filme em CG)
Nova versão de CDZ, desta vez em computação gráfica. A armadura inicial já começa bem evoluída, a parte superior é bem protegida. Cintura e peito parecem uma parte só, unidas. As ombreiras novamente estão sem as garras. O braço direito possui o rosto do dragão e o escudo no braço esquerdo voltou a ser redondo. As pernas protegem bem até os joelhos.
Um diferencial é a parte da cabeça, todas as versões até o momento sempre tiveram pouca proteção nessa área, mas esta protege ele todo, inclusive o rosto. Possui bastante detalhes e muitos deles na cor amarela, cor utilizada nos bigodes das versões anteriores.
Knights of the Zodiac (Netflix)
Essa versão puxou mais para a V2 do anime. as pernas são peças únicas, porém vão até o joelho. A cintura continua sendo fina, com detalhes em amarelo. O peitoral protege boa parte e as ombreiras possuem as garras, vindas de trás. O destaque aqui é que o rosto do dragão, com todos os detalhes, está em seu peito.
Armadura Negra
Aqui nada demais a falar, a armadura é a mesma coisa que a original só que na versão negra.
Outras armaduras usadas pelo cavaleiro de Dragão
Capricórnio
Libra (Série Clássica)
Ikki de Fênix
Versão 01 (Mangá) / Versão 01 (Anime)
Aqui, a diferença de uma obra pra outra segue o mesmo padrão, a armadura do anime com o fator de proteção alto. Esta versão como podem ver, protege quase o corpo todo, o elmo, se tornou capacete, protegendo toda a cabeça, as ombreiras se mesclam com o peitoral protegendo praticamente toda a área. A cintura é grande e as pernas, diferente dos demais apesar de serem peças grandes, as laterais ficam desprotegidas.
Já no mangá é um pouco diferente, apesar das versões 01 terem baixo fator de proteção, esta especificamente é a mais completa. A parte superior é bem protegida, ombreiras se mesclam com o peitoral, protegendo toda a área. O pescoço é protegido por uma gola. As pernas são as mais completas, oferecendo proteção nos joelhos e tornozelos. Cintura é fina portanto esta parte deixa a desejar.
Versão 02 (Mangá) / Versão 02 (Anime)
Essa armadura é a versão pós 12 casas, onde foi revivida com o sangue dos cavaleiros de ouro, ela possui a propriedade de ficar dourada, se assemelhando em poder / defesa a uma dourada legítima, devido ao sangue impresso na mesma.
No anime as mudanças foram mais radicais, o capacete se tornou uma tiara. Nas pernas os joelhos se separam do restante da armadura. A cintura ficou fina e seu símbolo central sofreu alteração de design. Os braços apesar de estarem na mesma proporção agora cada um possui um design específico.
Já no mangá também não difere muita coisa, mas o design mudou bastante, desta vez ela saiu do estilo “quadrada” para o estilo “pontiagudo”, porém cintura, peitoral, ombreiras e tiara permanecem mesma proporção. Os braços apesar de estarem na mesma proporção agora cada um possui um design específico. Nas pernas aumentou o fator proteção com a adição de caneleiras. O símbolo central na cintura sofreu alteração de design.
Versão 03 (Mangá) / Versão 03 (Anime)
Esta é a versão pós Hades – Santuário. Novamente as mudanças são sutis, em ambas as obras.
No anime, a cintura novamente cresce, se tornando uma “saia” e o seu símbolo central muda o design novamente. Nas pernas, as peças se unem novamente (joelheira, tornozeleira e bota / caneleira). Os braços apesar de estarem na mesma proporção cada um possui um design específico.
No mangá, a mudança é semelhante ao anime, apesar de toda ela estar com um design mais bonito, a cintura novamente cresce, se tornando uma “saia” e o seu símbolo central muda o design novamente. Nas pernas, as peças se unem novamente (joelheira, tornozeleira e bota / caneleira)
Versão 04 (Mangá) / Versão 04 (Anime)
A versão divina, surge por causa do sangue de Athena contida na mesma, como podem reparar em fator proteção ela cobre praticamente o corpo todo. Rica em detalhes, tanto no anime quanto no mangá, a diferença entre as obras é a colorização, enquanto no mangá Kurumada a fez dourada, no anime ela mescla o amarelo com o dourado.
Lenda do Santuário (filme em CG)
Nova versão de CDZ, desta vez em computação gráfica. A armadura começa no estilo clássico, as pernas estão bem protegidas, unindo joelheira, caneleira e tornozeleira / bota. Ombreiras, peitoral e cintura mantém uma boa proteção, esta última em estilo “saia”. Os braços cada um mantém um design diferente.
Um diferencial é a parte da cabeça, todas as versões até o momento sempre tiveram pouca proteção nessa área, mas esta protege ele todo, inclusive o rosto. Aqui podemos notar que a parte dos olhos é semelhante a primeira aparição do fênix, cujo o mesmo possuiu uma máscara, máscara esta nunca mais utilizada.
Possui bastante detalhes e muitos deles na cor rosa, talvez por fazer menção ao seu irmão.
Knights of the Zodiac (Netflix)
Baseada na V2 do anime. A armadura é bem semelhante, o que mais difere é o peitoral que ganha uma borda dourada em sua gola, com uma jóia no centro. E o elmo que está com design diferente.
Fênix + Leão
No episódio G houve a mesclagem das duas armaduras. De cor dourada, protegendo quase o corpo todo, é rica em detalhes.
Não vou nem descrever senão não acabará mais.
Filme Live Action
Totalmente diferente de qualquer versão, parece até de papelão. É puxado mais para o estilo medieval, sendo de cor única e predominante o cinza, com adornos em dourado. O seu capacete dessa vez cobre o rosto todo, e de tão grande, parece desproporcional.
No geral é uma armadura com fator proteção alto, pois cobre quase o corpo todo.
Armadura Negra
Aqui nada demais a falar, a armadura é a mesma coisa que a original só que na versão negra.
Outras armaduras usadas pelo cavaleiro de Fênix
Leão
Sagitário
Hyoga de Cisne
Versão 01 (Mangá) / Versão 01 (Anime)
Aqui, a diferença de uma obra pra outra segue o mesmo padrão, a armadura do anime com o fator de proteção alto, as pernas são uma peça só, ou seja, joelheiras, caneleiras e tornozeleiras / botas unidas. O cinturão é estilo “saia”. Já o restante das peças são do mesmo estilo, mudando apenas o design. Os braços, ombreiras e peitoral cobrem bastante. Porém nesta armadura, diferente das demais, a parte da cabeça não é protegida por um capacete e sim por uma tiara, igual no mangá.
Obs.: Nesta imagem a armadura dos braços está invertida.
No mangá a parte superior é semelhante ao anime, ou seja, com bastante áreas cobertas. Porém a cintura é apenas umcinto e as pernas possuem apenas joelheiras e tornozeleiras.
Versão 02 (Mangá) / Versão 02 (Anime)
Essa armadura é a versão pós 12 casas, onde foi revivida com o sangue dos cavaleiros de ouro, ela possui a propriedade de ficar dourada, se assemelhando em poder / defesa a uma dourada legítima, devido ao sangue impresso na mesma.
No anime ela segue o padrão da proteção ficar menor, a parte superior continua mesma coisa, ou seja, protegendo bem, mas em compensação a cintura ficou apenas um cinto e as pernas ficaram em duas peças (joelheira e caneleira)
No mangá basicamente ficou mesma coisa, ela ganhou um novo design apenas e o que mudou foram as pernas que agora protegem o pé e a canela
Versão 03 (Mangá) / Versão 03 (Anime)
Esta é a versão pós Hades – Santuário. No anime, as ombreiras que eram para baixo agora são para as laterais. A cintura cresceu e faz analogia a uma “saia”. As pernas evoluíram novamente, dessa vez se tornando peça única e cobrindo desde os pés até os joelhos
No mangá, acontece exatamente a mesma coisa.
Versão 04 (Mangá) / Versão 04 (Anime)
A versão divina, surge por causa do sangue de Athena contida na mesma, como podem reparar em fator proteção ela cobre praticamente o corpo todo. Rica em detalhes, tanto no anime quanto no mangá, a diferença entre as obras é a colorização, enquanto no mangá Kurumada a fez dourada, no anime ela mescla o branco com o dourado e tons de azul.
Omega – Versão 01
Formato totalmente novo para o padrão Omega. Podemos ver grandes mudanças, a mais radical é a inclusão de vários prismas azulados. O cinturão muda de forma, (costumo zoar que parece uma flor de ponta cabeça), o peito mantém o mesmo desenho mas com outro design. As ombreiras ficaram pontiagudas e cada uma ganhou um prisma. Os braços parecem uma folha ou flecha, e pela primeira vez, ambos são iguais. As pernas se mantém como peça única mas tem adição de um prisma em cada, também novamente parecendo uma flecha ou folha.
Lenda do Santuário (filme em CG)
Nova versão de CDZ, desta vez em computação gráfica. As pernas estão bem protegidas, unindo joelheira, caneleira e tornozeleira / bota, mas desta vez o detalhe que sempre fica na parte de baixo (calcanhar) – fazendo analogia a penas ou asas - agora está na parte superior, próximo ao joelho. Ombreiras estão apontadas para as laterais. O peitoral e cintura mantém uma boa proteção, esta última em estilo “saia”. Os braços cada um mantém um design diferente.
Um diferencial é a parte da cabeça, todas as versões até o momento sempre tiveram pouca proteção nessa área, mas esta protege ele todo, inclusive o rosto.
Possui bastante detalhes e muitos deles na cor dourada.
Knights of the Zodiac (Netflix)
Baseada na V2 do anime. A armadura como um todo é bem parecida. O diferencial aqui são suas ombreiras. Elas possuem três camadas, cada uma com finalização pontiaguda e pela lateral.
Armadura Negra
Aqui nada demais a falar, a armadura é a mesma coisa que a original só que na versão negra
Outras armaduras usadas pelo cavaleiro de Cisne
Aquário
Pra encerrar eu não podia ficar sem falar dele, o deus dos deuses, o mito dos mitos, ooooooooooooo....
Jabu de Unicórnio
Versão 01 (Mangá) / Versão 01 (Anime)
No anime ela até que protege bem, a cabeça é um capacete. Ombros e braços são bem protegidos. O peitoral também cobre o essencial, deixando o abdômen de fora. A cintura, diferente dos demais até o momento, ela não tem analogia com uma “saia” mas desta vez com uma “cueca”. As pernas são peças únicas, protegendo do pé até a coxa.
No mangá o fator proteção já diminui. A cabeça é uma tiara. Os braços vão até o cotovelo e cada um é um design, diferentemente do anime que ambos são iguais. Peitoral e ombreiras são semelhantes ao anime, cobrem bastante. A cintura é um cinto. E as pernas possuem proteção apenas nos joelhos.
Versão 02 (Mangá)
Apesar de não ter achado em canto algum o esquema dessa armadura, nem sei se Kurumada o desenhou, existe essa versão 2.
A diferença desta versão para a anterior é que foi adicionado proteção na canela.
Lost Canvas – Versão 01 (Mangá) / Versão 01 (Anime)
Aqui nos apresentaram um novo Unicórnio, Yato. Esta versão mescla o anime e o mangá clássico. A cabeça é protegida por uma tiara enquanto que o peitoral e ombreiras protegem boa parte. Os braços vão até o cotovelo e ambos são padronizados. A cintura tem formato de cinto e as pernas são separadas, sendo bota e caneleira uma peça e joelheira outra parte.
Versão 02 (Mangá) / Versão 02 (Anime)
Esta é a versão que voltou a vida com o sangue da Yuzuriha. O fator proteção aumentou.
A cabeça ainda continua com uma tiara. Os braços agora passam do cotovelo e possuem design novo. O peitoral que já protegia razoavelmente bem, fica ainda maior, se mesclando com as ombreiras e ganhando uma gola. A cintura ainda continua em formato de cinto mas desta vez fica menor. E as pernas agora passam a serem peças únicas, protegendo do pé ao meio da coxa.
Omega – Versão 01
Não é a armadura original e sim uma versão de aço. Nesta, a cabeça continua com uma tiara. Peitoral e ombreiras se mantém cobrindo uma boa parte. Os braços agora possuem formato de flecha. A cintura, pela primeira vez, tem formato de “saia”. As pernas continuam com peça única, protegendo do pé ao joelho.
Knights of the Zodiac (Netflix)
Mantendo o padrão, o peitoral se une com as ombreiras, protegendo grande parte. O diferencial aqui as ombreiras são encurvadas para cima e o rosto do unicórnio está no centro do peito. O cinturão continua sendo fino, com adornos em amarelo.
E é isso \o/
%207.jpg)
.jpg)
%206.png)
%20(Dourada)%203.jpg)
.jpg)
%208.png)
%203.png)
.jpg)
%203.jpg)
%202.jpg)
%205.jpg)


%204.jpg)
%209.jpg)
.jpg)
.jpg)
%205.png)
%20(Dourada)%204.jpg)
.jpg)
%207.png)
%204.png)
.jpg)
%204.png)
%203.jpg)
%202.jpg)
%204.jpg)


%202.jpg)
%201.jpg)
%208.jpg)
.jpg)
%206.jpg)
%20(Dourada)%204.jpg)
.jpg)
%2010.png)
%204.jpg)
%203.jpg)

%201.jpg)
%205.png)

%201.jpg)
%201.jpg)
%208.jpg)
.jpg)
%207.png)
%20(Dourada)%202.jpg)
.jpg)
%208.png)
%206.png)
%201.jpg)
%202.jpg)


%202.jpg)
%208.jpg)

%202.jpg)
%202.jpg)

