Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Análise - Eternos (Filme)

------------------------------

CONTÉM SPOILERS

------------------------------

Mano, adorei. Maravilhoso, excepcional, magnífico.

Esse filme você precisa ver diversos pontos.


01 - Público

Ele é um filme feito para fãs de quadrinhos, principalmente fãs da Marvel. Porque?

Eternos é uma equipe desconhecida até mesmo dentre muitos leitores de HQs. Agora se são desconhecidos dentro desse nicho, imagina desse mundão afora...

Por isso este filme é de origem. Tanto de origem para diversos personagens novos quanto para uma nova visão para a raça humana. Nossa criação, objetivo, etc.

Então o foco aqui não é luta, pancadaria e ação do começo ao fim. O foco é bem mais apresentação e teoria.

Então se você é fã de HQ e/ou da Marvel, esse filme é pra você.

Se você é fã apenas do UCM, pode ser que não goste do filme.

Se você não é fã de nada de HQ, passa longe porque você vai odiar.

E se você for fã ou não mas só gosta de filmes de ação e tal, você também não vai gostar desse.

MAS, lembrando que você não gostar não torna o filme ruim, porque como falei, há diversos tipos de públicos e ele é feito para públicos em específico.


02 - Criação dos Eternos

Foram criados nos anos 70, por Jack Kirby. O mesmo que era fã por coisas espaciais. Ele trabalhava na Marvel com Quarteto Fantástico daí tinha Inumanos, Surfista Prateado, Galactus e etc de coisas do espaço.

Daí ele foi pra DC e criou toda aquela mitologia dos novos deuses. Pai Celestial, Darksaid, etc...

Daí ele voltou pra Marvel com a condição de ter seu cantinho e seu espaço. E baseado em seu trabalho na DC e no livro de grande sucesso da época "Seriam os deuses astronautas" ele criou os Eternos.

E aí ele fazia as histórias separadas do universo marvel. E por obrigação teve que  incluí-los. Então dos anos 70 para cá os gibis já sofreram diversos retcons e reboots. Se isso acontece nos gibis então em uma adaptação para cinema é claro que não seria idêntico.


03 - Mitologia

Quando foi inserido nos gibis. Tem toda a história de que a vida na Terra veio de fora. Teve a origem do universo, os Celestiais, a criação dos Eternos, Deviantes e Humanos.

E tudo que nós temos de mitologias. Foram eles. Os mitos, as lendas. Eram todos eles ou com eles.

E sim, existem todos os deuses de todas mitologias na Marvel, mas como falei, retcons. E um desses foi que os deuses mesmo fizeram acordos com os Eternos para que os Eternos os representassem.

De uma forma bem ultra mega resumida é isso.


04 - Adaptação

Como é em live action, é uma adaptação. Não é cópia. Por isso sim, tem mudanças.

A Marvel conseguiu pegar anos de história, cortar algumas partes e adaptar outras e fazer uma coisa bem explicada e coesa dentro de duas horas e meia, ao mesmo tempo que apresentava diversos outros personagens.

Ela manteve a maior parte da história da origem do universo, Celestiais, vida na Terra e Eternos. Muita coisa ela não mostrou mas comentou.

Tudo aquilo que ela comentou como "dilúvio e arca", mitos gregos, entre outras coisas. Tudo isso realmente aconteceu nas HQs, e foram os Eternos. Então no filme está tudo aí.

Os Eternos lutarem entre si, alguns cometerem suicídio. Enfim, tudo aconteceu na HQ.


05 - Ousadia?

Para ninguém reclamar, o filme tem tudo. Tem branco, tem preto, tem homem, tem mulher, tem casal gay, tem beijo gay, tem cena de sexo hétero, tem deficiente, tem história e teoria, tem luta, tem brincadeiras e/ou homenagens com a DC Comics.

O humor aqui mudou. Aquela "fórmula Marvel" de fazer piada a todo momento, inclusive quebrando momentos que eram para serem dramáticos, não tem aqui. O filme é mais sério, mais focado, mais adulto. Tem sim piadas e humor, mas é dosado e nos momentos certos.

O filme tem tudo. E não é nada forçado. Nada é para militar, lacrar, forçar goela abaixo, ou qualquer outro termo que se use. Tudo é bem encaixado.


06 - "Liga da Justiça"

Sim, os personagens são baseados. E isso não é segredo. Então como falei, quem gosta de HQ, ou de HQ Marvel, ou de Eternos. Já sabe sobre isso. Portanto essa crítica é desnecessária.

------------------------------

A Marvel, em um filme de duas horas e meia, ela conseguiu colocar tudo isso e apresentar personagens além desses Eternos. E fez de uma forma sem ser corrida ou confusa, foi tudo bem explicado e coeso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário