Pesquisar este blog

domingo, 2 de novembro de 2025

Misshaku, deus budista por detrás de Ikki

Sua origem é a Índia, o berço do budismo. E em sanscrito é nomeado como Vajrapani (ou Vajradara) que significa "aquele que sustenta o raio". Vajrapani é o encarregado por todos os tantras.

No Japão é conhecido como Nio (Reis Benévolos), como divindades budistas guardiães. E como tais normalmente aparecem como guardas armados à porta de templos budistas protegendo-os dos males. E os Kongo Rikishi são chamados tradicionalmente de Misshaku Kongo e Naraen Kongo.

Misshaku é o que aparece à esquerda com a boca aberta levando um raio em sua mão direita e Naraen a direita portando um sabre em sua mão esquerda. 

Uma das primeiras aparições é bem semelhante a uma das estátuas de Sugimoto Dera, na cidade de Kamakura.

Outra aparição é a mesma da entrada do templo Todai-ji na cidade de Kyoto, mas precisamente em seu portão sul.

No mangá sua aparição parece retratar a estátua do templo Sanjusangendo, da cidade de Kyoto.

Diz-se que os Nio haviam seguido e protegido Buda quando este viajou por toda a Índia. A figura de boca aberta (Misshaku) também se chama Agyo, que significa "nascimento". E seu companheiro de boca fechada, por oposição, recebe o nome de "Ungyo" e significa "morte" e "abrigos dos bons espíritos".

Outras descrições de ambos válidas são que Misshaku representa a energia ardente, cerrando os dentes e levantando seu punho em ação, enquanto Naraen representa a força latente, com a boca rija e esperando com seus braços retesados, mas abaixados.  

Nós sabemos que em CDZ o principal oponente de Ikki é o Shaka de Virgem, então daí mais uma referência de suas batalhas.


Há também outro mito japonês derivado desta história se dizia: "Havia uma vez um rei que tinha duas esposas. Sua primeira esposa deu a luz mil crianças que decidiram todas se tornarem monges e seguir as leis de Buda. Sua segunda esposa teve somente dois filhos. O mais jovem se chamava Non-o e ajudou seus irmãos em seu ascetismo. O maior, Kongorikishi, tinha uma personalidade muito mais agressiva, ele jurou proteger a Buda e a seus adoradores lutando contra o mal e a ignorância.

Kongorikishi foi o primeiro dos reis divinos chamados Nioh (ou Kongo). O segundo se chamava Shukongoshin. 

Também em CDZ Ikki tem um irmão com algumas semelhanças, mas ainda sim bem o seu oposto. Ikki é mais agressivo, já Shun mais calmo. Ikki mais velho. Etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário