Pesquisar este blog

domingo, 2 de novembro de 2025

Shingo Araki

Um pouco de sua história

Nascido no dia 01 de Janeiro de 1939 em Aichi Prefecture, Nagoya, Japão. Do signo de Capricórnio. É um artista de animação japonesa e designer de personagens. Conhecido por seu designer criativo em muitos animes, principalmente em Saint Seiya. É apaixonado por desenhos animados desde pequeno, especialmente pelo trabalho de Isamu Tezuka.

Muito jovem, estreou como ilustrador de publicidade, ilustrando contos em uma publicação como Ooinaru criança isan e depois Estate-A Taiyo Big.

Se formou em Aichi Prefecture e em 1955 fez sua estréia como cartunista no jornal Machi. Em 1963 fez dois curtas-metragens da série Jin Kyo-no Hoshi. Aos 27 começou a trabalhar com Isamu Tezuka.

Em 1964, entrou na Mushi Productions (mais tarde conhecida como Osmau Tezuka Productions) como animador.

Em 1966 ele dividiu com a Mushi e editou o Jaguard estudo, com amigos, mas continuam trabalhando na obra Tezuka (obras realizadas com contratos temporários) e entre 1966 a 1969 trabalhou com estilistas e animadores da época, incluindo Fujiko Fujio (Doraemon) e Rin Taro (Captain Harlock). Em 1970 entra na TMS (Tokyo Movie Shinsha), uma das três grandes empresas da animação japonesa.

Na TMS, estreou como diretor, em uma série de animação Mushi (Joe of Tomorrow) e depois trabalhou na adaptação de muitos mangas Go Nagai, incluindo Devilman (1972), Cutie Honey (1973), UFO Robô Grendizer (1975). Durante este período participou de Princesa Saphir (1967), Ashita no Joe (1970), Maho A Pequena Sereia (1971), Babel II (1973 e 1974).

Tudo isso com rapidez suficiente para entrar diretamente no papel de Chara (Character Designer (Designer de Personagens de anime)) e Sakka (Supervisor de Projetos).

Himeno declara: “depois de ter sido formado na escola de arte, comecei a colaborar com o Sr. Araki. Quando criança eu era fascinado pela beleza das imagens e do dinamismo da Babil Junior, por isso decidi desde o início que eu queria trabalhar com ele”.

Então, a tarefa de jogar Designer Caracteres em Koya no Shonen Isamu (Willy Boy 1973) e em dois sucessos, Cutey Honey (1973) e Majokko Meguchan (1974), significou sua consagração como o melhor designer de TV cartoon do Japão.

Mais tarde ele se juntou a equipe da Toei Animation Co.

Em 1975 fundou sua própria companhia em Tóquio, a Araki Productions. A empresa reúne os animadores mestre, intervalos de argumentistas e entre eles Michi Himeno, uma dúzia de assistentes, Tomoharu Katsumata (Diretor de Saint Seiya), Hideyuki Motohashi (Designer de personagens de Bt’X e Saint Seiya Hades), Yoko Himeno (Cheerleader, irmã mais nova de Michi), Yue Itô (Entertainer), Tomiko Namik (Entertainer) e Kyoko Chino (Cheerleader / Intervalo).

A partir daí, Araki “conquista” a França com a obra Goldorak (1976), mas a fama internacional vem mesmo de Saint Seiya. Para o estilo cartoon dinâmico com toques elegantes de Michi Himeno.

O que caracteriza seu trabalho são os estilos dos corpos serem finos e flexíveis, não apenas os femininos, mas também os masculinos, mas as vezes faz corpos gigantes ou musculosos, que quando colocados em posições de combate, tendem a dobrar ligeiramente, avançando a cabeça e os ombros. Também merece serem notados, as expressões que alcançou com as sobrancelhas, cabelos longos e olhos grandes mas muito elegantes, capazes de refletir qualquer sentimento.

Outro mérito é o perfil, um ponto fraco de muitos artistas tinham dificuldade para desenhar bocas abertas nos ângulos.

Mas o que realmente alavanca os desenhos de Araki, é a beleza de seus personagens, cada um com uma atenção excepcional aos detalhes físicos, rico em elegância, formas e cores, com os movimentos fluindo.

 

Saint Seiya

A primeira impressão que Araki teve ao ver a história / personagens é de sentir como se os personagens fossem dele mesmo, sentiu uma grande familiaridade com cada personagem como se fossem seus melhores amigos.

Para desenhar /desenvolver as armaduras foi bem difícil, seus primeiros esboços eram as da versão mangá, mas a Bandai iria vender brinquedos então teve que alterá-las para que fossem confeccionadas mais facilmente.

A armadura que mais lhe deu problema na hora da criação, foi a de Pégaso, o elmo, como era o protagonista, tinha que fazer um formato que ficasse bom de qualquer ângulo.

A arte de correr com os braços estendidos e com uma postura inclinada para frente foi uma técnica na qual Araki usava para produzir velocidade e economizar tempo. A parte de cima realmente não se move, só as pernas, isso faz com que o trabalho do animador diminua e em contrapartida melhora o “efeito” de correr.

Apesar do Seiya lhe dar mais trabalho, na hora da criação, este é seu personagem favorito. Acima de tudo, pela grande amizade.


Nota de Falecimento

Shingo Araki morreu 01 de Dezembro de 2011, exatamente faltando um mês para completar 73 anos.

Ele já estava doente há algum tempo, mas poucas informações sobre isso foram divulgadas.

E por coincidência, essa data é aniversário do Seiya, personagem que ele mais gosta...


http://www.youtube.com/watch?v=mB9hi2MStbc

http://www.youtube.com/watch?v=TgmeObOAgLY&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário